Facebook Like

Visitantes

Hoje10
Ontem42
Esta Semana10
Este Mês976
Todos13066
Segunda, 28 Julho 2014 06:13
Powered by CoalaWeb

Formulário de Acesso

Mapa de Acessos

Praça Costa Pereira: reforma considera características originais

Elizabeth Nader

Ipê Rosa na Praça Costa Pereira

Ampliar

A Praça Costa Pereira, um dos mais importantes espaços históricos do Centro da capital, foi toda reurbanizada com recursos da Prefeitura de Vitória. A recuperação urbanística contemplou, também, todo o entorno imediato da praça e a rua Barão de Itapemirim.

Com essa intervenção, a Prefeitura põe em prática o Projeto de Mobilidade Urbana para o Centro da Cidade de Vitória, que, numa segunda etapa, contará também com verbas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Pedras portuguesas brancas foram utilizadas na Praça Costa Pereira, de modo a manter a sua ambiência original. Nas ruas do entorno, a camada de asfalto foi retirada a fim de recuperar a pavimentação antiga, em paralelepípedos. O objetivo é reduzir a velocidade dos veículos, o que possibilita a travessia segura dos pedestres, bem como ordena o tráfego, permitindo melhor percepção do sítio histórico do local.

Também foram feitos o ordenamento das paradas de veículos de transporte coletivo e de turismo e o tratamento paisagístico para a região.

Mais obras

As calçadas próximas foram recuperadas de acordo com os padrões estabelecidos pelo projeto Calçada Cidadã. Foi realizada a urbanização na rua Barão de Itapemirim e nas quadras do Edifício Álvares Cabral, antigo Palácio do Café, e do Theatro Carlos Gomes. Isso implica a colocação de pisos antiderrapante e antitrepidante na faixa de percurso livre e piso podotátil na faixa de serviços, onde todo o mobiliário urbano será reordenado.

Com a implantação da Calçada Cidadã, as fiações dos postes de iluminação pública serão subterrâneas, assim como os de telefonia, o que vai afastar o risco de acidentes e despoluir visualmente as edificações de interesse histórico-cultural. Além disso, foram realizadas obras de esgotamento sanitário, inexistente na área até então.

Os postes em ferro fundido que já estavam no local foram recuperados. Também foram instalados outros postes metálicos nos passeios, com luminárias para a calçada e para a rua.

A recuperação da Praça Costa Pereira compõe o Projeto Piloto de Mobilidade Urbana, de efeito demonstrativo e instrumento de negociação, junto às concessionárias de serviços públicos, para que as soluções nele adotadas sejam avaliadas em conjunto e implantadas em outras áreas de Vitória.

Quem foi Costa Pereira?
Natural do Rio de Janeiro, José Fernandes Costa Pereira Júnior (1833-1889) foi presidente da Província do Espírito Santo entre 1860 e 1863. Segundo o escritor Elmo Elton, no livro Logradouros antigos de Vitória, Costa Pereira ocupou a cadeira 7 da Academia Espírito-Santense de Letras. Foi também conselheiro do Império e ministro da Agricultura no Gabinete presidido pelo Visconde do Rio Branco.

Última atualização em 31/07/201

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar